Está chegando as festas e o recesso de final de ano, e se você vai passar os próximos dias descansando e com o tempo livre, preparamos para você indicações de 8 filmes e séries que nos ajudam a entender e a refletir sobre os desafios enfrentados pelas pessoas migrantes e deslocadas forçadas.

🍿🎥 Essas obras cinematográficas retratam um pouco das realidades vivenciadas pelas pessoas que tiveram que deixar tudo para trás em busca da sua sobrevivência, por isso, são histórias realmente emocionantes!

Você indica um outro #filme ou #serie que aborda esta temática? Deixa nos comentários, queremos saber! 💬

8 filmes e séries que você precisa assistir sobre as migrações. Foto: Filme Flee (Cine Set)

Dica 1: AS NADADORAS (Netflix)

Uma história real e emocionante das irmãs nadadoras Yusra e Sara Mardinij e suas jornadas milagrosas, de refugiadas de uma Síria devastada pela guerra, até as Olimpíadas do Rio de 2016. O longa biográfico acompanha a dedicação das atletas e aborda a força transformadora do esporte, que é capaz de mudar vidas.

Direção: Sally El Hosaini.

Dica 2: ENCANTO (Disney)

Tudo começa quando a avó de Mirabel, Alma Madrigal, é forçada a abandonar seu vilarejo com o marido, os filhos trigêmeos e outros moradores. Em busca de um lar, Alma recebe poderes (algo que ela chama de “o milagre”) e cria uma nova cidade para sua comunidade. Os Madrigal , então, passam a morar em uma casa encantada e ficam encarregados de proteger a vila. O longa se passa na Colômbia, com o cenário inspirado pelo Vale Cocora e Zona Cafetera.

Direação: Charise Castro Smith, Byron Howard, Jared Bush.

Dica 3: REALIDADE NÃO DOCUMENTADA (Netflix)

Oito família que vivem de forma indocumentada nos Estados Unidos contam como suas vidas mudaram após as novas políticas de imigração no país. São histórias emocionantes que contam como produtores executivos a artista Selena Gomez e os vencedores do Emmy, Aaron Saidman e Eli Holzman.

Direção: Aaron Saidman, Anna Chai.

Dica 4: A GANHA-PÃO (Netflix)

Parvana é uma jovem que vive em um Afeganistão governado pelas forças do Talibã. Quando seu pai é preso de maneira injusta, ela precisa se disfarçar como um menino para trabalhar e garantir o sustento de sua família. A animação trabalha tópicos sociais, religiosos, familiares e culturais; e foi indicada ao Oscar de melhor animação em 2018.

Direção: Nora Twomey

Dica 5: IMMIGRATION NATION (Netflix)

Com histórias emocionantes de imigrantes reais, esta série documental lança um olhar sobre o Departamento de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos, o ICE. A produção entra nos bastidores do serviço de imigração americano e dá rosto e voz aos personagens envolvidos em toda a engrenagem.

Direção: Christina Clusiau e Shaul Schwarz.

8 filmes e séries que você precisa assistir sobre as migrações. Foto: Série Realidade não Documentada (Netflix)

Dica 6: FLEE (Amazon Prime)

É um documentário em formato de animação, que conta a história real de Amin Nawabi, que fugiu quando criança do Afeganistão. Ele teve que confiar em seus próprios instintos para chegar à Dinamarca, ainda criança, onde vive agora. Em seus 30 anos, ele é um acadêmico de sucesso e vai se casar com seu namorado de longa data. Mas, segredos de um passado que ele esconde há mais de 20 anos ameaçar a arruinar a vida que construiu para si mesmo.

Direção: Jonas Poher Rasmussen

Dica 7: NASCIDO EM GAZA (Netflix)

É um filme documental sobre dez garotos e como é o cotidiano entre as bombas, durante a ofensiva israelita na Faixa de Gaza, em 2014. O filme aborda como as crianças lutam para superar o terror, o sofrimento e a tentativa de normalizar suas vidas diante da situação. Esses meninos representam as 507 crianças mortas e os mais de 3000 feridos durante os atentados. O filme traduz o esforço dos palestinos para superar os traumas após os ataques.

Direção: Hermán Zin

Dica 8: PERSÉPOLIS (Amazon Prime)

Marjane Setrapi é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Direção: Marjane Satrapi, Vicent Paronnaud.

Gostou das nossas dicas? Aproveite para compartilhá-las com outras pessoas!

*Texto escrito por Camila Santos Barros Moura, fundadora da comunidade virtual Migrações em Debate.

19 Responses

Deixe um comentário

“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Migrações em Debate

O Migrações em Debate é uma comunidade e espaço de construção de conhecimentos e diálogo sobre as temáticas de migrações e refúgio.

Brasil
Camila Barros contato@migracoesemdebate.com
“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Categorias