Ainda que a história humana seja uma história de migrações, nos últimos anos a comunidade internacional testemunhou um forte debate acerca das Migrações devido a novos recordes migratórios observados. A temática das migrações fez parte de decisões políticas e econômicas, e recentemente com a pandemia, o tema também esteve presente em discussões acaloradas que envolviam saúde e a securitização das fronteiras. Diante deste cenário, o que podemos esperar de 2024 para as Migrações?

Segundo o Centro Internacional para Desenvolvimento de Políticas Migratórias (ICMPD), a Europa será o principal destino de migrantes em 2024, e espera-se que um grande número de pessoas chegue ao continente antes da implementação de novas leis migratórias mais rígidas. Tendo em vista que, países como a França, Reino Unido, Itália, Holanda, Alemanha e Portugal chamam a atenção não só pela ascensão da extrema direita parlamentar, mas pela quantidade de políticas xenofóbicas a serem implementadas em breve. Pois como destaca o diretor-geral do ICMPD, Michael Spindelegger, na medida em que as pessoas ouvirem falar sobre as medidas migratórias anunciadas pelos governos, pensarão que devem ir para a Europa antes de tudo entrar em vigor.

O ICMPD também afirma que a guerra no Oriente Médio e a perspectiva de Donald Trump recuperar o poder nos Estados Unidos também levará a enormes fluxos de pessoas, pois a deportação em massa anunciada por Trump caso vença as eleições, pode resultar em um aumento no número de migrantes latino-americanos que utilizem rotas de visitantes isentas de visto para a Espanha, por exemplo, além de incentivar a concepção de novos acordos ultrajantes entre a Europa e a África / Oriente Médio, com o intuito de enviar de volta os migrantes que estiverem em seu território.

Com novas eleições também previstas para a América do Sul, espera-se que as migrações seja um fator importante na hora do voto não só nesta região, mas em todo o mundo. Fato é, as migrações têm frequentemente desempenhado um importante papel político interno e externo, e possivelmente será utilizada mais uma vez como palco para justificativas ao discurso de ódio e a xenofobia contra migrantes em 2024.

*Texto escrito por Camila Santos Barros Moura, fundadora da comunidade virtual Migrações em Debate

Foto da Capa: Theaoi.

Comments are closed

“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Migrações em Debate

O Migrações em Debate é uma comunidade e espaço de construção de conhecimentos e diálogo sobre as temáticas de migrações e refúgio.

Brasil
Camila Barros contato@migracoesemdebate.com
“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Categorias