“É preciso abrir as janelas, mas também as portas, os olhos e os corações para acolher essas pessoas que abdicaram de suas pátrias e precisaram, por diversas razões, se deslocar. Que sejam felizes e consigam reconstruir suas vidas em solo brasileiro.” 


Estas foram as palavras do artista Kobra ao finalizar o novo mural “Janelas Abertas para o Mundo”, no qual retrata pessoas migrantes e em situação de refúgio de diferentes nacionalidades, idades, culturas e origens. Esta belíssima e impactante obra nos remete a importância do acolhimento humano e sustentável a estas pessoas, para que assim, possam de fato reconstruírem as suas vidas.

A palestina Noura Bader e Kobra . Foto: Alan Teixeira

 
Para realizar a obra, Kobra contou com a parceria da organização humanitária I Know My Rights (IKMR), que indicou as pessoas a serem retratadas. Ocupando um total de 736 m2 (5,8 m de altura por 127 m de extensão), o mural está localizado em frente ao Museu da Imigração, na Rua Visconde de Parnaíba, 1316, no bairro da Moóca, na zona leste de São Paulo. Foram retratados neste mural os refugiados: Noura Bader, de 35 anos (Palestina); Priscília Mbuku Bazonga, de 12 anos (Líbia); Seema Bashar Hameed Aluqla, de oito anos (Iraque); Andres Samuel Peralta Guedez, de 15 anos (Venezuela); Mafueni Delfina, de nove anos, e Mabanza Victor James Henoe, de seis anos (Angola); Vijay Bavaskar, de 52 anos, e Deepali Bavaskar, de 49 anos (Índia). Para dar vista a esta obra de arte, Kobra conversou com cada um dos refugiados em particular, conhecendo assim as suas histórias e personalidades.

Vale a pena a visita e a divulgação desta obra de arte!

*Texto escrito por Camila Santos Barros Moura, fundadora da comunidade virtual Migrações em Debate.

Foto da capa: Alan Teixeira

#

7 Responses

Deixe um comentário

“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Migrações em Debate

O Migrações em Debate é uma comunidade e espaço de construção de conhecimentos e diálogo sobre as temáticas de migrações e refúgio.

Brasil
Camila Barros contato@migracoesemdebate.com
“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Categorias