Guerras. Fome. Questões econômicas. Violências. Perseguições.  Sabemos que são muitas as motivações para as pessoas migrantes se deslocarem do seu país, assim como também são muitas as narrativas construídas pelos países e governos que recebem ou que explicitamente não querem receber essas pessoas em seus territórios. O teórico construtivista crítico, Nicolas Onuf, sugere a relação existente entre a linguagem e a realidade (ONUF, 1998). O ato de falar pode refletir diretamente em ações concretas, assim, “toda fala cria uma realidade” e uma narrativa sobre algo ou alguém.

Foto: Reddit

O uso das palavras através de narrativas produzidas pela grande mídia, pelos governos e países sobre as pessoas migrantes e deslocadas forçadas, presente em discursos, propagandas nas redes sociais, manchetes e fake news; é capaz de gerar uma ação e de construir uma realidade social. A construção de uma narrativa do migrante como alguém que “veio roubar o meu emprego”, ou como “um invasor”, é por vezes usada como uma estratégia dos países mais desenvolvidos economicamente para o convencimento de ideias.

Essa “publicidade violadora” com anúncios na internet que desencorajam os migrantes a pedirem asilo e que estigmatizam os milhares de migrantes e solicitantes de refúgio pelo mundo, pode fomentar a xenofobia, o preconceito e até mesmo o ódio explícito às pessoas migrantes. Toda realidade é construída com base no que é retratado, logo, propagandas e discursos podem gerar e construir um comportamento social, em prol do acolhimento ao refugiado ou em prol à discriminação.

A convite do Podcast “Almanaque Político”, fiz uma participação especial no episódio “O Ocidente contra a Imigração”, e conversei um pouco mais sobre essa temática. Vai lá conferir!

Link do Podcast: https://open.spotify.com/episode/2NW4gGWMrl3MDamv8Heek1?si=u5YGHxSPSBCEch8BfxEtUw&context=spotify%3Ashow%3A76uBrXtIQIqTgh3yzpmHf8

#

184 Responses

Deixe um comentário

“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Migrações em Debate

O Migrações em Debate é uma comunidade e espaço de construção de conhecimentos e diálogo sobre as temáticas de migrações e refúgio.

Brasil
Camila Barros contato@migracoesemdebate.com
“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Categorias