Em 2020, para muitos de nós, enfrentamos pela primeira vez uma doença em escala global. Uma pandemia que escancarou as injustiças e as desigualdades existentes em nossa sociedade.

Retóricas xenófobas e anti-imigrantes já existentes, foram reforçadas, culpabilizando o “estrangeiro” e o migrante por disseminar o vírus. Vimos o quão o nosso mundo, mesmo globalizado e cosmopolita, ainda é dependente dos Estados nacionais para a entrega de ações e políticas de saúde pública e direitos humanos que contivessem a pandemia e garantissem os direitos fundamentais.

Fomos monitorados talvez como nunca na história, gerando impactos reais para a mobilidade humana das pessoas ao redor do mundo. Nacionalismos foram reforçados com o fechamento discriminatório das fronteiras, e governos populistas de grandes potências começaram a ruir. Migrantes e refugiados estiveram na linha de frente trabalhando sem cessar nos serviços essenciais.

O impacto do COVID 19 em grupos vulneráveis, como os deslocados forçados e migrantes, acentuou racismos, xenofobias, estigmas sociais, mas também, a solidariedade, a luta pela justiça social e a dignidade humana.

O que dizer de 2020? Difícil colocar em palavras. O que podemos esperar daqui para frente? Certamente, outras pandemias e desastres naturais farão mais parte do nosso futuro, causando novos fluxos migratórios. Em 2020, passamos a conhecer um novo mundo, reconhecemos o quão dependemos uns dos outros. Agora mais do que nunca é o momento de darmos a nossa contribuição para as comunidades que nos cercam e em que estamos inseridos (as). Ainda temos um caminho longo a se percorrer.

Com votos de dias melhores e mais justos para todos (as).

10 Responses

  1. acetaminophen inderalici propranolol 40 mg Samsung on Wednesday unveiled a smartwatch and the latest version of the Galaxy Note phone cum tab, while Apple has sent official invitations to a September 10 event at which it is expected to unveil the latest version of the iPhone, possibly in colors other than its trademark black and white real cialis online If symptoms persist, call your ophthalmologist

Deixe um comentário

“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Migrações em Debate

O Migrações em Debate é uma comunidade e espaço de construção de conhecimentos e diálogo sobre as temáticas de migrações e refúgio.

Brasil
Camila Barros contato@migracoesemdebate.com
“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Categorias