Há um ano, dei início a página “Migrações em Debate” aqui no Instagram. Estávamos (e ainda estamos) em meio a uma pandemia. Tudo era muito incerto, como sempre foi; mas talvez naquele momento, em meados de 2020, a incerteza sobre os nossos dias e vidas estava se tornando algo tão palpável…e porque não, assustador? Era preciso fazer algo.  

Para quem já tinha um olhar atento e humano, o novo vírus invisível descortinou ainda mais o nosso mundo; e com ele as desigualdades, os medos, os egos, as intolerâncias, os protecionismos e os abismos que construímos entre nós. Um vírus que não respeita fronteiras, nacionalidades, gêneros ou status migratório; mostra o quão nocivo, desatualizado e desumano é ainda hoje colocarmos estes valores acima da dignidade humana e da vontade de viver daqueles que por algum motivo, precisam fugir. 

A semente desta comunidade virtual, certamente foi plantada antes da pandemia de COVID 19, mas foi nas incertezas de 2020 que diversos questionamentos sobre o que eu estava fazendo que de fato que contribuísse para uma melhor compreensão acerca da realidade das pessoas migrantes, deram origem a comunidade virtual, e posteriormente ao site “Migrações em Debate”, que hoje vocês acompanham. Usar a minha, a sua, a nossa voz em prol da vida destas pessoas, e assim levarmos valores verdadeiramente humanos e fraternos por onde formos, quem sabe não nos leve a um mundo no qual ninguém precise fugir para poder viver plenamente? Isso é o que me move a escrever cada uma das postagens que vocês encontram por aqui. 

Hoje é dia de agradecer pelo apoio de vocês! Em um ano, somos mais de 800 pessoas que acompanham, apoiam e que buscam ampliar as vozes das pessoas migrantes através daquilo que compartilham em suas redes e comunidades. É preciso também você fazer algo. Vamos junt@s! 

Camila Barros

Foto: UNHCR

30 Responses

Deixe um comentário

“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Migrações em Debate

O Migrações em Debate é uma comunidade e espaço de construção de conhecimentos e diálogo sobre as temáticas de migrações e refúgio.

Brasil
Camila Barros contato@migracoesemdebate.com
“Por um mundo onde se possa viver sem fugir.”
Arquivos
Categorias